Pesquisa de usuário

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O que é pesquisa de usuário, a UX Research?

A essa altura, talvez você já saiba que os métodos de UX são completamente pautados pelas emoções e na satisfação do usuário. Mas, afinal, como saber exatamente o que essas pessoas querem? Quais suas dores? E as expectativas? Parece algo difícil, mas a boa notícia é que existe uma área específica para estudar e analisar todos esses pontos: a UX Research, ou pesquisa do usuário.  

pesquisa de usuário ux research


A pesquisa de UX é uma investigação sistemática dos usuários e das suas necessidades. O objetivo por trás dela é adicionar contexto e insights na hora de projetar a experiência do usuário. Para isso, existe uma variedade de técnicas, ferramentas e metodologias que vão ajudar a definir todos os pontos necessários para fornecer uma experiência positiva ao seu público-alvo.  


Como funciona a pesquisa de usuário?

Ao começar um novo projeto, a fase de planejamento é essencial, e o seu desenvolvimento pode ser facilitado se a equipe tiver à disposição dados que podem influenciar nas constantes tomadas de decisão do processo. Com a UX Research, as escolhas são feitas baseadas em informações que farão toda a diferença no sucesso do seu negócio.

Em um primeiro momento da fase de pesquisa, os UX designers fazem questionários, conduzem entrevistas, realizam testes de usabilidade e criam personas para entender os objetivos e necessidades do usuário. São coletados dados quantitativos e qualitativos, que serão usados no desenvolvimento do seu site ou aplicativo. 


design de interface bblend pesquisa do usuário
Design de Interface B.blend


Essas diferentes técnicas de pesquisa são utilizadas de acordo com o tipo de dados necessários para o projeto. E como saber quais informações são relevantes para cada trabalho? Tendo um público-alvo bem definido e sabendo como o seu produto ou serviço vai suprir as suas necessidades. No processo de pesquisa, portanto, é essencial que a equipe realize uma imersão naquele negócio para que, a partir disso, defina quais são os dados relevantes e as melhores técnicas para consegui-los.

Pesquisa Quantitativa x Pesquisa Qualitativa para UX Research

tipos de pesquisa ux research

Esses dois tipos de pesquisa já são usados há muitos anos na publicidade tradicional e também fazem sentido quando utilizamos o método de UX para a criação de um site ou aplicativo. Mas, afinal, qual a diferença entre as duas?

A quantitativa, como o nome já sugere, se trata de uma pesquisa de quantidade, que normalmente exige um grande número de participantes. Seu objetivo é quantificar um problema, comportamento ou opinião de um público por meio de uma amostra representativa. Normalmente, é feita em formato de questionário — online ou presencial — com perguntas fechadas e respostas de múltipla escolha em escala ou dicotômicas (apenas sim ou não). 

Já a pesquisa qualitativa quer analisar o comportamento dos usuários. Aqui, o objetivo não é entender quantas pessoas vão ter determinada ação, mas sim de que forma elas agem e porquê. O foco, portanto, é descobrir os problemas e oportunidades a respeito do assunto estudado, e é isso que vai ajudar a direcionar os próximos passos. 

Algumas formas de colocar a pesquisa qualitativa em prática são por meio de entrevistas em profundidade, testes de usabilidade, grupos focais e card sorting, método em que com cartões ou post-its com conteúdos, os usuários fazem agrupamentos e organizam os itens de acordo com seu mapa mental.

Quais são os principais métodos?

O processo de UX Research passa por quatro etapas: descoberta, exploração, testes e feedbacks. Em cada uma delas, existem métodos preestabelecidos que ajudam a guiar todo a pesquisa de maneira linear, em que cada fase pode ajudar no desenvolvimento da próxima. Confira na imagem abaixo!

metodos da pesquisa de usuario


Benefícios de utilizar UX Research

Como a UX Research é baseada em dados, ao utilizá-la, você terá um caminho mais certeiro de como tocar o seu projeto. Com isso, o desenvolvimento deste trabalho não é norteado apenas nas opiniões da equipe, mas sim, nas necessidades de quem vai consumir o produto ou serviço.

Essa é a primeira vantagem desse método. Dá para entender verdadeiramente o público-alvo e suas necessidades, o que, consequentemente, evita investimentos em estratégias que podem não funcionar. Ao realizar testes com possíveis consumidores, há uma redução do risco de algo dar errado. Além disso, quanto antes você descobrir problemas no projeto, mais barato será corrigi-los. 

Com essas pesquisas, ainda é possível entender melhor o processo de compra do cliente e analisar se a decisão é tomada no primeiro momento de navegação ou se o usuário sai do site, reflete e então volta para finalizar a jornada, por exemplo. Os dados vão trazer uma luz para diversas fases do processo, o que faz com que seja possível desenhar uma jornada de usuário assertiva.

Como a Attri pode trazer soluções de Pesquisa de Usuário para a sua empresa?

Deu para perceber a complexidade da UX Research, não é mesmo? Não é à toa que, para seu projeto ser bem-sucedido, é essencial contar com uma equipe preparada para coletar e analisar esses dados. E é aí que entra a Attri. Contamos com um time que tem a expertise necessária para trabalhar em todas as etapas da UX, da pesquisa ao desenvolvimento. Se interessou? Entre em contato com um dos nossos consultores!

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