Estratégia de Conteúdo

Home

\

Serviços

\

UX

\

Estratégia de Conteúdo

O que é estratégia de conteúdo?

Hoje em dia, não basta apenas estar na internet, é preciso que a sua presença esteja garantida por meio de estratégias de conteúdo, para que você de fato consiga atrair a atenção do público, que é tão disputada nesses ambientes. E por estratégia de conteúdo não queremos apenas definir temas para o seu blog e redes sociais. É preciso ir além, pensando em como distribuir o conteúdo, aumentar e fidelizar a audiência, se relacionar com ela e mensurar os resultados. 


estratégia de conteúdo

A criação de bons conteúdos, seja em qualquer formato ou mídia, precisa ter como farol o público-alvo. É dele que você vai tirar assuntos e desenvolver temas, com o objetivo de apresentar soluções às dores, aumentar o interesse na sua marca e ajudar na decisão de compra. Para isso, é preciso entender a audiência, o que ela precisa, o que ela espera, quais seus problemas e até mesmo os formatos de conteúdo que ela prefere consumir. É por isso que essa área envolve profissionais com diversas especialidades, como redatores, analistas de conteúdo, designers e especialistas em SEO para a mensuração. 


Aliás, muito se fala em estratégias de SEO quando chegamos no assunto de conteúdo, mas não caia na armadilha de pensar suas estratégias focando apenas nisso. Escreva e crie conteúdos para humanos, eles que irão ou não aderir à sua marca, no final das contas. 


Não está convencido que investir em uma estratégia de conteúdo pode trazer retorno para o seu negócio? Então continue a leitura, vamos te provar!



Principais vantagens da estratégia de conteúdo

Em um mundo cada vez mais conectado e com muito conteúdo circulando pelas redes, saber como usar esse tipo de estratégia ao seu favor nem sempre é uma tarefa fácil, mas é extremamente importante. Afinal, com um bom planejamento de conteúdo, você irá atrair novos clientes por meio de informações relevantes e em diferentes formatos, como textos, vídeos, ebooks ou posts em redes sociais, por exemplo. A ideia não é fazer uma promoção direta da marca, mas atrair o seu público-alvo por meio de soluções para seus problemas. 


Tal técnica é conhecida como Inbound Marketing e trata-se de uma estratégia que anda lado a lado com o conteúdo. Ao contrário daquelas propagandas agressivas que obrigam o usuário a consumir anúncios quando não estão preparadas, aqui o objetivo é atrair com sutileza. Assim, você permite que ele venha até sua empresa no ritmo dele e que aos poucos, permita receber a mensagem dos seus produtos e serviços.


Para conseguir fazer isso, o Inbound se baseia em quatro pilares:


- Atrair: por meio de conteúdo relevante!, o inbound atrai visitantes interessados no negócio;

- Converter: transformar visitantes em leads, transformando-os em potenciais vendas;

- Vender: seu lead está interessado no produto ou serviço que sua empresa oferece? Então este é o momento de vender!

- Encantar: a relação entre sua empresa e seu cliente não termina após a compra. O Inbound cria um relacionamento duradouro.

Diagrama estratégia de conteúdo


Com isso, você crescerá o tráfego do seu site, além de gerar brand awareness, vendas e aumentar o engajamento da marca.





O que compõe uma estratégia de conteúdo?

Quando falamos de estratégia de conteúdo, o primeiro ponto a ser definido é identificar os objetivos que a sua empresa deseja atingir com essa estratégia. Por exemplo: você quer gerar visitas? Leads? Clientes? Se tornar referência no assunto? As respostas às perguntas servirão como um guia para direcionar a sua empresa.


Lembre-se: os conteúdos produzidos e compartilhados por uma marca são uma ótima oportunidade para se conectar com a audiência e desenvolver o tom de voz, que com o tempo será reconhecido por mais e mais pessoas, aumentando também o alcance da marca. Além de auxiliar na experiência de compra, tornando-a mais produtiva e marcante.


A Attri acredita que toda marca tem uma grande capacidade de gerar conteúdo relevante, focado em atração. Muitas empresas ainda têm a crença de que essa estratégia é ideal apenas para empresas de tecnologia ou educação. No entanto, existem vários cases de sucesso que comprovam o poder do conteúdo.


No entanto, uma boa estratégia não entregará todo o seu potencial se não tiver um excelente planejamento. E é sobre isso que falaremos a seguir. Confira!



Como é feito o Planejamento de conteúdo?

O planejamento é a etapa que norteia praticamente toda a estratégia, dando um direcionamento à sua empresa. Confira algumas etapas que compõem o planejamento:

estratégia de conteúdo



Existem algumas etapas que seguimos aqui na Attri envolvendo um time multidisciplinar focado em descobrir as dores do público e traduzir em conteúdos relevantes como sua empresa pode ajudar a resolver esses problemas. A primeira e mais importante delas é o planejamento, que já falamos ali em cima. É nele que definimos os objetivos e cada ação de conteúdo e o que queremos alcançar. Então, seguimos para a definição das personas, que serão o público a quem os conteúdos se destinarão, definição das palavras-chave, o desenho da jornada de compra de acordo com os desafios enfrentados pela persona, análise dos canais e planejamento editorial. 


Depois, é preciso definir as plataformas que serão utilizadas para disseminar o conteúdo: se for um blog, por exemplo, é preciso ajustar as configurações de acordo com as boas práticas da ferramenta e de SEO. Após feita a produção dos conteúdos pelo nosso time de redatores e designers, montamos um calendário de publicação e um planejamento de divulgação, de acordo com os objetivos de cada conteúdo.



Por que ter a Attri como minha agência de estratégia de conteúdo?


mockup mercado livre
Mercado Livre

A estratégia de conteúdo é feita, portanto, com metodologia, técnica e ferramentas específicas. Já imaginou ter uma equipe com profissionais especialistas em cada etapa de desenvolvimento? A Attri torna isso possível para o seu negócio. Identificamos a fundo os gostos e preferências do seu público ao fazer pesquisas aprofundadas sobre o seu mercado. Com isso, criamos conteúdos relevantes e estratégicos para que mais pessoas conheçam e se encantem com a sua marca e, com isso, impulsionar as vendas.


UX/UI Design

Arq. de Informação

UX