Arquitetura
de Informação

Home

\

Serviços

\

UX

\

Arq. de Informação

O que compõe a arquitetura de informação?

Pergunte-se quanto tempo o usuário leva para encontrar o que procura no seu site ou aplicativo mobile. Ele consegue encontrar essa informação rapidamente ou desiste em meio a tantas páginas que precisam ser passadas para chegar até ela? Esse é o tipo de pergunta que um designer responsável pela arquitetura de informação faz para encontrar a melhor hierarquia de conteúdo em uma interface. 


arquitetura de informação

A arquitetura de informação é a área responsável pela organização dos elementos de uma página ou tela de aplicativo e software, com o objetivo de facilitar a navegação do usuário através de uma boa experiência, desde que ele inicia a interação, até encontrar o que procura.


Para termos uma arquitetura de informação interessante, é fundamental que as informações estejam em uma estrutura compreensível, que siga uma lógica simples e leve em consideração todas as possibilidades de interação do usuário. Isso é feito através de hierarquias, categorias e outros elementos que favorecem a navegação e descomplicam a busca pela informação procurada.

Diagrama Arquitetura de Informação

A arquitetura, portanto, consiste em encontrar o equilíbrio entre três dimensões: usuário, conteúdo e contexto. No livro “Information Architecture for the World Wide Web”, que é referência sobre a área, os autores Rosenfeld e Morville definem esse equilíbrio em três círculos conceituais, que pode ser visualizado como um Diagrama de Venn.



Quais são os principais objetivos dessa técnica?

Não dá para negar o quanto o número de informações disponíveis na internet cresceu assustadoramente nos últimos anos – e o mesmo aconteceu com os meios utilizados para acessar todo esse conteúdo.


Por conta disso, a definição de arquitetura de informação foi se aperfeiçoando e ganhando vários novos significados. Mas claro, sem perder o seu principal objetivo: tornar simples o que é complexo.


A arquitetura de informação é extremamente importante porque situa o usuário dentro de um contexto, seja ele uma página, um aplicativo ou um software. Quanto melhor for a experiência do usuário na página, mais tempo ele permanece ali, melhor conhece seus produtos ou serviços e maiores são as chances de convertê-lo em lead.


Com um site bem organizado e uma excelente usabilidade, você facilita ainda a jornada de compra do cliente. E esse assunto tem tudo a ver com o nosso próximo tópico!

Diagrama Arquitetura de informação UX


A arquitetura de informação é super importante dentro da UX e pode impactar diretamente os seus negócios. Isso porque é a etapa em que definimos como vamos organizar o seu site ou aplicativo, sempre com o objetivo de auxiliar o usuário a encontrar o que ele está buscando de forma intuitiva e prática. O maior objetivo é descomplicar a experiência. Quando esse investimento não é feito, é possível que os usuários fiquem insatisfeitos e acabem migrando para a concorrência pelo simples fato de não conseguirem se localizar com facilidade dentro de um site, por exemplo. 


É por isso que podemos dizer que uma arquitetura bem feita reduz as possibilidades de problemas com usabilidade e navegação, sendo um ponto-chave no UX Design. Afinal, uma boa experiência do usuário faz com que ele volte, consuma o seu produto ou serviço e ainda indique para outras pessoas.


A definição da arquitetura de informação está diretamente relacionada à boa parte das atividades do fluxo de UX, sendo analisada e aplicada antes mesmo do desenho do “esqueleto” do app. Isso porque são aspectos abstratos que precedem o visual da interface, mas muito importantes para o funcionamento de uma aplicação.


Durante o planejamento de produtos digitais, desde as páginas de um website até fluxos completos de apps complexos, as tarefas realizadas pelos profissionais que trabalham com a experiência do usuário incluem diversos aspectos de análise, pesquisa e definição de como o conteúdo deverá ser entregue aos usuários finais.


O pesquisador e desenvolvedor Web, James Garrett, no livro “The Elements of User Experience”, apresentou um diagrama de camadas que mostra o processo de evolução das atividades de UX.

Diagrama evolução de UX


De acordo com o diagrama proposto por Garrett, os produtos digitais (sistemas computacionais, websites ou apps) partem de uma idealização e, à medida que o processo evolui, são moldados até se tornarem algo concreto.


Quando falamos de equipe para uma boa arquitetura de informação, é preciso de multidisciplinaridade, com profissionais de diversas áreas, como analistas de UX, produtores de conteúdo, especialistas em SEO, designers e desenvolvedores. O design e o desenvolvimento andam lado a lado e são correlatos. A estrutura do seu banco de dados e a categorização do conteúdo podem ser excelentes, mas se o aspecto visual do site não facilitar a navegação, de nada adiantará.


Entendendo mais a fundo sobre o processo de desenvolvimento da arquitetura de informação, é perceptível o quanto essa entrega é complexa, não é mesmo? A boa notícia é que o time de especialistas da Attri pode fazer muito pela sua marca nesse aspecto!

Como a Attri pode trazer soluções de arquitetura de informação para o seu projeto?

Arquitetura de Informação Uotel
Uotel


Como explicamos anteriormente, o trabalho da arquitetura de informação exige um time multidisciplinar, com conhecimento aprofundado do assunto. Por isso, conte com o suporte de quem entende da área e tem na bagagem diversos casos de sucesso.


A Attri oferece o que você precisa, sempre com o foco em entregar a melhor experiência do usuário. Te ajudamos a definir os objetivos, pensar no layout, fazer pesquisas de usuário, organizar os fluxos de navegação e criar a hierarquia visual ideal para o seu projeto. 



UX/UI Design

Design de Interação

UX

UX/UI Design

Estratégia de Conteúdo

Ux