User Experience (UX)

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O que é UX – User Experience?

O UX ou User Experience, assim como o próprio nome já diz, é a forma como os consumidores interagem com a sua marca, produto ou serviço. É a ferramenta responsável por cuidar das experiências do usuário, torná-las encantadoras e usar isso para fidelizar os seus clientes e atrair novos

user experience


A experiência do usuário deve ser levada em consideração durante toda a jornada de interação do consumidor com o seu produto. Desde o primeiro momento até o pós-consumo. Colocando essa ferramenta em prática dentro das suas estratégias digitais, você garante que a satisfação do seu consumidor seja de fato realizada e ainda consegue identificar pontos onde melhorias podem ser aplicadas!

Então, resumidamente, o User Experience é colocar o seu cliente no centro das suas estratégias e planejamentos garantindo que as suas necessidades sejam supridas pela jornada e pelo produto que você está oferecendo.

Qual é a Importância da UX?

Grandes empresas sempre buscam satisfazer as expectativas dos seus consumidores, entregando o melhor produto possível. Porém, além apenas da entrega final, é necessário levar em consideração toda a jornada e experiência dos seus clientes. Proporcionar boas experiências para o seu usuário é colocá-lo como foco principal de todo o seu planejamento e desenvolvimento.

A User Experience é extremamente importante para o seu negócio, pois coloca a perspectiva do usuário como a espinha dorsal de qualquer fluxo de experiência, seja ele um processo de compra, troca de informação ou teste. A partir do momento em que a sua empresa incorpora essa ideia, questionando “Como isso pode ser melhor para o meu cliente?” e trabalha para atender da melhor forma, é bem provável que o cliente sinta-se tão bem ao interagir com a marca, que manterá contato.

Para se manter em alta e em competitividade no mercado, investir em UX é essencial. Se seu consumidor tem uma boa experiência, você será recomendado para outros potenciais clientes.

Onde a User Experience pode ser utilizada?

Mockup Heineken
Heineken

Se engana quem pensa que a UX está voltada apenas aos segmentos digitais. A aplicação da User Experience pode ser feita com qualquer marca, produto ou serviço. Afinal, ela se baseia em interações humanas. Essas interações podem ser feitas com um sistema, website, loja, atendimento telefônico ou painel de controle.

É fato que a experiência do usuário com uma marca ou produto/serviço é muito pessoal. Cada indivíduo tem uma percepção distinta. Por isso, o UX trabalha para atingir positivamente o maior número de pessoas possíveis, com base em pesquisas e testes constantes.

É válido ressaltar que uma empresa que desperta uma percepção positiva nos consumidores, potencializa o seu investimento destinado ao desenvolvimento e comunicação. Quando o usuário tem um relacionamento bom com uma marca, isso aumenta exponencialmente o valor percebido dos produtos e serviços. E como consequência, o alcance de um grande número de consumidores fiéis.

Quais são as vantagens da User Experience para a sua empresa?

Observe a maneira como o seu público interage com o seu produto ou serviço. É desta forma que você poderá conhecer os fatores que o fazem desistir ou seguir adiante na sua jornada. Ter ciência do que impacta na jornada do seu usuário é o primeiro passo para entender e pensar em como resolver o problema dele.

Quando o trabalho é bem desenvolvido e satisfatório para o consumidor, as chances de que ele continue com você até o último estágio de aquisição da compra são muito maiores. Muitos consumidores tiram suas conclusões sobre uma empresa após o primeiro contato ou primeira aquisição. É aquele ditado: a primeira impressão é a que fica, certo?

Esses serão os clientes mais importantes para a sua empresa, pois é através deles que você vai gerar maior rentabilidade. Converter os leads em vendas será muito mais fácil quando o cliente se sentir seguro em escolhê-lo antes mesmo de tomar a decisão de compra.

Aqui vai uma dica importante: boas experiências geram a sensação de que a compra foi feita com 100% de aproveitamento. E desta forma, uma ligação com a marca é estabelecida, gerando maior vontade de manter uma relação de consumo com a sua empresa.

Que tal, além de atender as expectativas do cliente… superá-las? É neste momento que o aumento do valor do seu produto acontece: o valor não será estabelecido apenas pela qualidade do produto, mas sim, pela união de todos os fatores que vão além do preço físico do seu objeto de venda.

Para exemplificar melhor: sabe quando você compra um produto, mas a experiência ao adquirir ele foi tão prazerosa que imediatamente temos o desejo de indicar aquela loja ou marca para os amigos e familiares? É exatamente isso que estamos falando! Essa experiência pode ser alcançada através de um bom planejamento de UX no seu site ou aplicativo.

Adicionar o UX como uma ferramenta à sua estratégia de marketing digital possibilita colecionar opiniões positivas a respeito da sua empresa, do seu produto ou serviço e sobre a jornada que você proporciona ao seu cliente. E, desta forma, será mais fácil atrair um público mais amplo.

Quais são os principais elementos da UX?

Diagrama designer lead user experience


Segundo o gráfico do UX Designer Lead Trevor van Gorp, inspirado no livro The Elements of User Experience, de Jesse James Garrett, a imagem apresenta os cinco níveis do processo de UX Design: Superfície, Esqueleto, Estrutura, Escopo e Estratégia. Sendo que esses elementos começam em uma parte abstrata (o que seria a pesquisa, perguntas, etc) chegando até uma parte mais concreta (primeiros rascunhos, telas e produtos).

Superfície

A superfície pode ser desde uma interface, protótipo ou até o produto final.  É considerada a parte concreta do produto, pois é onde o usuário terá de fato uma interação, resultado de tudo que foi levantado durante todo o processo de desenvolvimento.

Esqueleto

Mais conhecido como o wireframe! Aqui, fica definido o design de navegação, informação e a interface.

Estrutura

Essa camada se divide entre o Design de Interação e Arquitetura de Informação. Aqui, são identificados todos os fluxos de navegação do produto. No desenvolvimento de uma atualização, por exemplo, como é a árvore de navegação para que o usuário chegue até a funcionalidade que deseja? São respostas encontradas na Estrutura.

Escopo

O escopo é uma camada moldável durante o desenvolvimento do projeto. Essa etapa pode ser dividida entre especificações funcionais (funções que o produto deve atender) e requisitos de conteúdos (informações necessárias para fornecer valor ao usuário).

Estratégia

Trata-se de uma etapa abstrata, pois ainda não sabemos o que será o nosso produto ou se o problema que desejamos resolver realmente existe. Aqui, surgem as primeiras perguntas: o quê? Para quê? Para quem? E com isso, a imersão nas dores e necessidades do usuário se inicia. É a fase de testar hipóteses e conversar com os stakeholders para descobrir informações qualitativas e quantitativas.

O que é um UX Designer

O UX Designer é o profissional responsável por aplicar os processos de UX Design nos projetos de produtos, interfaces ou serviços digitais.

A principal missão do UX Designer é facilitar a forma como a pessoa usuária interage com um produto ou serviço, analisando as possibilidades de melhoria a cada etapa do processo. Tudo isso, levando em conta questões como usabilidade, empatia, tecnologia, entre outros.

Normalmente, o UX Designer conta com três perguntas para desenvolver o seu trabalho:

- Por quê? - Trata-se do entendimento das motivações do usuário para usar o produto ou o serviço desenvolvido.

- O quê? - O que o usuário é capaz de fazer com o produto, ou então quais funcionalidades mais atendem às suas necessidades.

- Como? - É o alinhamento das funcionalidades do produto com as etapas visuais e estéticas. Quando equilibradas, permitem um bom uso e consequentemente, uma boa experiência.

Como a Attri pode trazer soluções utilizando UX em seu website?

Mockup bblend agencia242
B.blend

Nem sempre as empresas estão dispostas a montar times internos de pesquisa e design. Por isso, a terceirização do serviço de UX é uma excelente alternativa!

A Attri é uma empresa focada em criar estratégias digitais e projetos de UX. Através de estudos, pesquisas e design inteligente, oferecemos a melhor experiência ao usuário. Fazemos um trabalho aprofundado, entendendo as dores e identificando as oportunidades de inovação da marca através de um produto eficiente, encantador e com uma excelente experiência.

Entender e valorizar o conceito do UX é preservar a evolução dos negócios, garantindo a criação de novos produtos e serviços com constantes melhorias para resolver com eficiência as principais dores do usuário.

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