Como funciona o Youtube Ads?

O funcionamento é bem simples e oferece toda a praticidade necessária, uma vez que a palavra de ordem é não perder tempo, nem dinheiro.

Basicamente, é como se você alugasse um espaço em seu site para que sejam inseridos anúncios de outras empresas. A rentabilidade gerada por essa ação é dividida percentualmente de acordo com o que for estabelecido entre o Google e o dono do site, blog ou canal de vídeo.

O AdSense Youtube possui funcionalidades mais específicas para a veiculação dos anúncios no vídeo postado. Devido à natureza multimídia do vídeo, é preciso mais ferramentas para que o anúncio não atrapalhe a visualização.

Principais Motivos para anunciar no Youtube

Anunciar no YouTube pode ser uma estratégia vantajosa para o seu negócio. Não é caro, é direto e eficaz. Segundo pesquisas, ele é considerado o segundo maior mecanismo de busca tendo a sua frente apenas o Google.

No YouTube você pode preparar um bom vídeo e disponibilizá-lo em seu canal, assim será possível que ele seja encontrado em pesquisas nos principais buscadores como Google e Yahoo.

A divulgação dos conteúdos do YouTube não se resume apenas a sua própria plataforma, ele pode atingir muito mais público, por exemplo na rede de display do Google.

Com o tráfego gerado pela plataforma, um bom planejamento, um conteúdo bem direcionado e a escolha correta do tipo de anúncio com certeza os resultados fluirão.

Vale a pena mesmo investir no Youtube?

Confira o que o Pedro Hermano, Especialista em marketing digital e diretor de criação digital da Agência 242, tem a dizer sobre o assunto!

A importância do Youtube Ads

O Youtube tem cerca de um bilhão e meio de usuários que acessam a plataforma em suas contas por mês. Esses usuários passam em média uma hora por dia consumindo conteúdos dentro do Youtube. Hoje, existem diversos meios e veículos para complementar e integrar uma campanha de marketing digital e elevar o retorno sobre o investimento inicial. E incluir a rede de anúncios do Google é uma das principais estratégias para gerar performance digital para suas campanhas. Além de segmentar para cada etapa do funil, você pode ter taxas de conversões altíssimas de acordo com os criativos das peças, segmentações de 

O que é Youtube Ads?

Youtube Ads é uma plataforma da empresa Google, no sistema Google Adwords, para veicular anúncios dentro do site de streaming Youtube. Com esses anúncios em vídeos, é possível segmentar de acordo com o público que consome conteúdos de grandes canais, influenciadores digitais, Youtubers, entre outras formas de segmentar um usuário para ver seus anúncios em vídeos de Youtube Ads. Tem diversas formas de começar a anunciar na plataforma do Google Adwords, indo direto para o Youtube Ads. Dentro da plataforma de anúncios, seu vídeo é visualizado por milhares de pessoas e sua empresa só paga quando o público alvo demonstra interesse pela sua marca. Os anúncios são aqueles que podem ser pulados ou não. Varia de acordo com a verba e os objetivos de mídia da sua campanha de marketing digital.

No Youtube Ads, você vai poder ver seu anúncio veiculado em diversos vídeos com grandes views ou segmentar para impactar assinantes de determinados canais que criam conteúdos parecidos com o da sua empresa. É importante verificar se os conteúdos dos vídeos e dos canais em que seu anúncio irá ser veiculado estão de acordo com os valores da sua empresa, com as características do produto e se está alinhado às estratégias de marketing digital da sua campanha digital. Se o seu público alvo está presente em grandes redes sociais e plataformas de streaming, como no caso do Youtube, então, o Google, empresa que o Youtube faz parte, utiliza a ferramenta do Google Adwords para impactar o seu público dentro do Youtube. Por isso, foi desenvolvido o termo Youtube Ads, que nada mais é do que anúncios dentro da plataforma do Youtube.

O que é o AdSense

O Google Adsense é um serviço disponibilizado pelo Google que realiza a mediação entre as empresas que buscam monetizar seus sites e canais a outras que desejam aumentar seu público por meio de anúncios.

Não restrito apenas a páginas de sites e blogs, atualmente os anúncios também estão presentes nos canais do Youtube por meio da plataforma AdSense Youtube.

 

O poder do AdSense Youtube na geração de lucro

Você deve estar pensando “ok, entendi a forma de escolha dos conteúdos anunciados e também onde são colocados, mas como é gerado o lucro?”.

Muito simples: por meio do CPC – Custo Por Clique.

Cada vez que uma pessoa clica em um anúncio, um valor é gerado. Digamos que o valor estipulado seja de R$ 1,00 por clique. Desse valor é retirada a porcentagem do Google e também a do dono do espaço em que o anúncio está sendo veiculado.

Para que a quantidade de cliques seja alta é importante a escolha adequada de anúncios, eles precisam estar relacionados com os temas abordados no canal.

Parece muito simples escolher os anúncios, os temas, a melhor opção de exibição, porém existem técnicas por trás disso.

Para não errar e veicular o anúncio certo, que gere lucro, as agências de Marketing Digital trabalham com a melhor assessoria de AdSense Youtube e também AdSense para blogs e sites.

A Attri é uma dessas empresas especializadas que pode ajudar. Com profissionais certificados em Marketing Digital, a empresa possui cases de sucesso que comprovam como o trabalho é compromissado e assertivo.

O certificado Agência Digital do Ano pela ABRADI-SP também mostra a capacitação da Attri com o serviço desempenhado.

Os clientes são atendidos individualmente, têm suas estratégias planejadas com a consulta de indicadores e outras técnicas de marketing trabalhadas para o sucesso no mundo digital, com transparência e compromisso em cada etapa.

Crie o seu canal

O YouTube é uma plataforma que promove credibilidade, autoridade de sua empresa e publicidade. Com certeza manter um canal no YouTube faz a diferença, isso porque são milhares de usuários diariamente que navegam por vídeos postados.

Sejam eles postados por influenciadores digitais, por marcas famosas e, com conteúdos do tipo “faça você mesmo”, lançamento de produtos, demonstração de como funciona um equipamento ou como utilizar um produto, entre outros temas.

Estatisticamente, em pesquisas realizadas sobre o tráfego estima-se que o YouTube absorve 18,7% de todo o tráfego gerado na internet. Muitas pessoas, não é mesmo?

Proporcionar essa visibilidade para seus negócios pode fazer a diferença no faturamento da empresa.

Produção de vídeos

A produção YouTube pode te ajudar a melhorar os seus resultados na internet e dependendo do segmento de atuação, você nem precisa aparecer. Em vista disso, o conteúdo deve ser sempre bem desenvolvido.

Talvez uma das primeiras dificuldades para a produção dos vídeos seja a questão técnica. Filmar, garantir a qualidade do som e editar todo o conteúdo são algumas das possíveis dificuldades encontradas.

É comum que, para auxiliar esse processo, muitos empreendedores contratem uma agência de marketing digital.

Em primeiro lugar, é essencial entender que ter um vídeo em seu site ou nas redes sociais atrairá mais visitantes e melhorará seu desempenho na Rede de Pesquisa. Ter um bom posicionamento é o sonho de quem decide produzir vídeos para divulgar sua empresa ou serviço. A produção do vídeo pode girar em torno de tutoriais, propaganda ou informação.

Conseguir autoridade em uma produção no YouTube não é tão simples. Em outras palavras, não basta simplesmente gravar um vídeo e colocar no ar. É preciso planejar, investir e ter paciência para colher os frutos.

Uma ação primordial é decidir quais os temas abordados. Primeiro, é necessário definir os assuntos e selecionar aqueles que sejam ligados ao seu negócio. Se o ramo de atuação for alimentação, não tem sentido falar de automobilismo.

Outro aspecto fundamental é cuidar da qualidade do vídeo. Um vídeo mal feito pode transmitir a informação de que a empresa ou serviço não tem boa qualidade, quando, na verdade, ele deve servir para reforçar a imagem positiva da empresa.

Lembre-se de que uma boa produção no YouTube precisa contar com um especialista de vídeo. Durante sua criação, é vital que haja um apelo para que as pessoas curtam e compartilhem com os amigos. Isso já pode constar no próprio roteiro.

Uma vez criado o canal, surge a necessidade de uma audiência. Isso significa que precisa ter pessoas inscritas para ver o conteúdo ofertado. Elas precisam ser informadas sempre que for postado um vídeo novo. É uma forma de interagir com seu público.

Se o trabalho for bem feito e seu canal ganhar relevância, o próprio YouTube passa a indicá-lo para outros usuários da plataforma. Seu conteúdo será entregue para pessoas com perfis semelhantes ao de seus seguidores.

Remarketing Youtube

O remarketing no YouTube é uma estratégia de marketing com ótimos resultados, pois é direcionado ao chamado tráfego qualificado. Ou seja, aos internautas que já possuem interesse nos produtos anunciados, informação obtida por sua busca online de palavras-chaves.

Como funciona o remarketing no YouTube?

O remarketing no YouTube nada mais é, portanto, do que direcionar os anúncios produzidos e veiculados no YouTube para serem vistos apenas por internautas que compõem o tráfego qualificado da sua empresa, por isso o índice de retorno é bem maior.

Uma agência especializada em conteúdo audiovisual, como a Attri, é extremamente importante para ter uma boa campanha de Youtube Ads. Tendo em vista que desenvolver trabalhos de vídeos tem suas complicações e acertar a mensagem adequada para impactar o público alvo de sua campanha é ainda mais difícil. Por isso, é sempre bom ter uma equipe com experiência no marketing digital. A Attri possui em sua equipe, departamentos de performance digital, mídia e criação de conteúdo voltada para roteiros e produções audiovisuais. Entre em contato para descobrir como ter uma boa campanha de Youtube Ads e de marketing digital.

Fique por dentro de tudo que rola no mundo da tecnologia e usabilidade
Receba artigos de especialistas em UX aplicada à tecnologia, com todas as novidades da área.
Basta deixar seu e-mail abaixo.
Obrigado! Sua inscrição foi realizada com sucesso!
Ops! Algo deu errado na tua assinatura. Tente novamente!
Attri

Facebook Ads

Marketing Squad

Attri

Instagram Ads

Marketing Squad