O que é Mídia programática?

O planejamento de mídia é uma peça muito importante para que a campanha publicitária de uma empresa tenha sucesso e alcance resultados significativos.

O motivo, é que ele define as estratégias de comunicação mais apropriadas para difundir uma mensagem, para atingir o público certo, na hora certa. Ao contrário do que muita gente pensa, as campanhas de sucesso não são apenas aquelas vinculadas na mídia.

Como na TV, rádio, internet, mas na verdade a campanha de melhor desempenho é aquela que capta seu público, tem melhores estratégias de vendas consequentemente aumentando seu lucro.

Pensando nisso, alguns tópicos do planejamento de mídia devem ser levados a sério, em campanhas publicitárias das empresas.

O produto da empresa ou da marca deve sempre estar descrito pelas suas principais características, seus pontos fracos e fortes, o seu diferencial e como é o desempenho desse produto no mercado.

Falando em mercado, ele deve ser minuciosamente analisado para entender o cenário que sua empresa será inserida, se este mercado está em expansão e quais as características.

Responder esses quesitos será muito útil para distinguir oportunidades e ameaças que rodeiam o seu negócio e seus produtos. Para conhecer a concorrência é indispensável fazer uma análise e entender suas competências. Saber quais são as características dos produtos que eles oferecem.

Ferramentas de mídia

Os meios midiáticos têm se mostrado cada vez mais cruciais para as empresas, as ferramentas de mídias, como são chamadas, realizam o papel de revolucionar o meio publicitário, com uma estratégia assertiva em lucros.

O mercado de marketing digital tem um crescimento ascendente a cada ano. Isso faz com que a área publicitária ganhe uma cara nova, estreitando o contato entre a criação e os dados.

É com foco nesse mercado que busca inovação e resultados, que a agência de marketing digital se dispõe em aplicar a ferramenta de mídia.

Como utilizar essa ferramenta de mídia no meio do marketing digital

Hoje em dia estão disponíveis várias especializações do que se diz respeito à ferramenta de mídia, o diferencial é ter destreza nesse ramo como na criação de sites e blogs.

Também é fundamental ter experiência em criação de posts para as redes sociais, divulgar a publicidade de uma empresa ou marca nesses canais traz resultados imediatos, quanto mais posts mais clientes garantidos.

Elaborar e-books e e-commerce faz toda diferença para captar resultados lucrativos para as empresas. Assim fornecendo uma gama de informações de fácil entendimento para o seu público alvo.

Compra de mídia programada

 É difícil acompanhar as novidades quando se trata do mundo digital. Quando achamos que dominamos uma tecnologia, logo chega outra, e temos que nos enquadrar para ficar por dentro.

A compra de mídia programada, ou mídia programática, é uma tendência que vem surgindo com força no marketing digital. Como o próprio nome diz, é uma maneira programada de vender ou de comprar mídia por intermédio de uma ferramenta, ou seja, nada manual.

Com este recurso, você otimiza todo o processo. Se pararmos para pensar, o Google já é uma plataforma de mídia programática. Ele mesmo constrói uma base de dados e determina o público ideal para o seu comércio virtual.

Quando se fala em RTB, ou Real Time Bidding (que popularmente chamamos de leilão), o conceito é o de compra de mídia programada. Você pode decidir em tempo real quanto quer pagar pelas impressões, ou cliques.

Tendo como base a tecnologia, a compra de mídia programada é um método mais inteligente para a utilização de recursos, sem falar na economia de tempo. Você não precisa se preocupar em montar o perfil ou a base de dados. O desempenho do anúncio ganha força, uma vez que dificilmente a sua mensagem chegará no lugar errado e na hora errada. Outro benefício é que este tipo de mídia permite a utilização de vários canais ao mesmo tempo.

Qual o diferencial da mídia programática?

A compra de mídia programada oferece diversas métricas, permitindo uma leitura bem mais apurada dos resultados das campanhas. Em termos práticos, com a compra de mídia programada, o seu anúncio é exibido em diversas plataformas simultaneamente. É um “tiro” que atinge diferentes alvos. O diferencial é o uso da Inteligência Artificial.

A Inteligência Artificial cruza os dados de comportamento do consumidor e decide onde e quando seu anúncio será exibido. É uma estratégia eficaz? Sim, desde que seja usada da forma correta, como toda estratégia.

Mas isso já não é feito quando anuncio no Facebook? Não é ele que decide quando e onde meu anúncio será exibido? Sim, com a diferença de que a compra de mídia programada permite personalizar a exibição para cada usuário.

Campanha de mídia programática

Uma campanha de mídia programática é bem diferente dos processos que estamos acostumados na publicidade tradicional. A compra é feita via software, e a base de dados permite maior segmentação dos anúncios.

A maior vantagem do processo é a economia de tempo. O que antes era manual passa a ser totalmente tecnológico. A campanha de mídia programática elimina o processo de analisar site a site, blog a blog.

Na verdade, esta forma de publicidade não é uma novidade, o Google AdWords e Facebook Ads fazem isso, usando a automatização para ganhar tempo do cliente e obter melhores resultados.

Mas a maior diferença entre a mídia tradicional e a campanha de mídia programática está na “negociação”: na mídia tradicional, o valor do anúncio é determinado pelo canal. Já na mídia programática, compra-se diretamente o perfil do público desejado.

O trabalho da mídia programática não leva em consideração uma suposta audiência, mas, sim, uma audiência precisa. Você mesmo segmenta o público-alvo e trabalha, em tempo real, a compra dos espaços. O acompanhamento é feito via plataforma, assim como as métricas.

Vantagens da campanha de mídia programática

A campanha de mídia programática é muito mais precisa quanto ao alcance do público desejado. Como dissemos, não há suposição. O valor do espaço publicitário não varia, sendo fixado pela capacidade do anúncio de gerar resultados.

Como todo o processo é automatizado, não há a necessidade do acompanhamento diário dos resultados. É possível saber exatamente a quantidade de visualizações, o número de cliques e o volume de leads.

Se gasta menos tempo, menos dinheiro, e o processo pode ser alterado a qualquer momento de acordo com as necessidades da campanha.

 

A Attri tem tudo o que a sua empresa precisa para entrar de cabeça na mídia programática. Eleita a melhor agência de marketing digital pela ABRADI-SP.

Uma Emopresa de alta performance em marketing digital, a Attri conta com uma gama variada de serviços para promover qualquer tipo de mercado ou nicho de atuação. Contamos com soluções digitais integradas prontas para alavancar seus negócios.

Fique por dentro de tudo que rola no mundo da tecnologia e usabilidade
Receba artigos de especialistas em UX aplicada à tecnologia, com todas as novidades da área.
Basta deixar seu e-mail abaixo.
Obrigado! Sua inscrição foi realizada com sucesso!
Ops! Algo deu errado na tua assinatura. Tente novamente!
Attri

Google Ads

Marketing Squad

Attri

Facebook Ads

Marketing Squad