O que é Mídia programática?

O planejamento de mídia é uma peça muito importante para que a campanha publicitária de uma empresa tenha sucesso e alcance resultados significativos. Há algum tempo, o processo de compra de mídia online — display e vídeo — era manual e burocrático, consumindo muito tempo para ser executado. Se a estratégia da campanha envolvia anúncios na internet, era necessário negociar separadamente com cada site.


No entanto, para deixar este trabalho mais prático e eficiente, surgiu a mídia programática, um formato automático para adquirir espaços publicitários na internet. A mídia programática é diferente dos processos tradicionais, pois a compra é feita diretamente via software, como se fosse um leilão em tempo real, sem contato com proprietários de sites e outras pessoas.


Uma das principais vantagens da mídia programática é que os dados gerados permitem anúncios muito segmentados, olhando perfil do usuário e momento na jornada de compra, permitindo uma comunicação mais apropriada para difundir uma mensagem que atinja o público certo, na hora certa.


Quais são os benefícios em contratar uma empresa especializada em mídia programática?

Com a abertura das plataformas de mídia programática, ficou muito mais fácil para as empresas internalizar o trabalho de mídia, e assim, reduzir ou eliminar a necessidade de profissionais terceirizados. No entanto, as parcerias são extremamente necessárias para ter bons insights sobre os produtos e sua divulgação.


Vale lembrar também que nem todas as empresas têm estrutura, orçamento ou demanda que justifique um time interno focado em mídia programática. Outro ponto a ser destacado é que profissionais especializados são raros no mercado, e desenvolver uma tecnologia própria exige um grande investimento. Portanto, vale muito a pena investir em empresas especializadas em mídias programáticas. É uma grande oportunidade de trazer um olhar altamente especializado e atualizado para as campanhas da sua marca.

Como a User Experience faz uma enorme diferença na Mídia Programática?

Como já falamos algumas vezes nos nossos conteúdos do blog, o requisito básico para uma excelente experiência do usuário é entender as necessidades e particularidades do cliente, garantindo uma experiência positiva a ele. Para isso, precisamos seguir algumas etapas.

1. Segmentação do público

A segmentação de mercado é uma forma de conhecer o seu público e otimizar as estratégias de comunicação e marketing. Existem vários critérios que impactam diretamente na decisão de compra e consequentemente, na conversão das suas campanhas online, como comportamento, estilo de vida, demografia, personalidade, preferências, entre outros. A segmentação é um dos diversos recursos disponíveis na mídia programática, portanto, uma excelente estratégia para ter sucesso nas campanhas.

2.Diagnóstico de comportamento

Não é possível prever o comportamento dos consumidores, mas podemos ser mais assertivos na mensagem quando entendemos as suas necessidades e desejos. Por isso, pense em campanhas e mensagens que desenvolvam uma conexão emocional com o target.

 3.Escolha a melhor interface

Impossível falar de User Experience e não citar o cuidado da escolha do design de interface. Invista em uma boa usabilidade, informações claras e uma experiência intuitiva nas campanhas. Com certeza a conversão será outra!

 4. Experiência mobile

Ainda sobre UX, investir em um design responsivo é proporcionar uma experiência completa ao usuário. Afinal, lembre-se que as compras pelo celular representam 55,1% das vendas online. E esse é um número que só cresce! 


Portanto, ter a experiência do usuário como parte da estratégia de marketing digital e, consequentemente, da mídia programática da sua marca, significa valorizar o produto, impactar a sua audiência da melhor forma possível, conquistar clientes, aumentar a taxa de conversão e, por fim, potencializar suas vendas.



Quais são as principais etapas para Mídia Programática?

Antes de tudo, é preciso pensar e planejar uma mídia programática bem estruturada. Para que você entenda melhor sobre o passo a passo, dividimos em três etapas:


1.Entender as estratégias

A campanha de mídia programática costuma ser operada através de Demand Side Platform (DSP), que são os softwares onde você acompanha os leilões em tempo real. O anunciante que der o lance mais alto por um determinado espaço publicitário ganha a impressão e veicula a mídia para aquele usuário.

Outra ferramenta muito utilizada para o planejamento de campanhas programáticas são as Data Management Platforms (DMP). Com elas, o anunciante consegue extrair informações qualitativas sobre a audiência do seu site. As DMPs mapeiam os usuários por meio de parcerias com portais na internet. Através dos cookies, conseguem rastrear o comportamento de navegação dos usuários.


Com todos esses dados coletados, um gestor de campanhas programáticas irá criar uma série de estratégias que trabalham de forma independente, buscando atingir o público-alvo da campanha.

2. Planejar a campanha

Depois de entender o funcionamento das estratégias da mídia programática, fica mais fácil organizar o planejamento de uma campanha. Um dos principais pontos de atenção do gestor de campanhas é o objetivo da campanha e deve estar definido desde o início do planejamento. Alguns exemplos de objetivos: aumentar número de cliques, preenchimento de formulários, etc. Assim, a mídia é otimizada para alcançar o resultado esperado.

3. Elaborar conteúdos e design estratégicos

A mensagem também é um grande ponto de atenção do gestor. Afinal, a essência da campanha está toda no criativo. Dessa forma, é preciso pensar muito bem na mensagem do material, pois é ele que precisa despertar a atenção dos usuários. Leve em conta as melhores práticas, como a escolha de cores contrastantes, e um conteúdo que desperte a atenção do usuário.


Vale utilizar ao máximo também as vantagens que a mídia programática proporciona às empresas, pensando em criativos diferentes para públicos distintos dentro de uma mesma campanha.

Como a Attri pode trazer soluções específicas para a sua empresa?


A Attri entende o quanto a experiência é uma ferramenta fundamental para o sucesso dos negócios, principalmente quando associamos às campanhas de mídia programática. É por isso que somos especializados no assunto! Temos um time completo com gestores de mídia, designers, pesquisadores, desenvolvedores e redatores que dão vida às estratégias, permitindo que os objetivos sejam alcançados com muito mais eficiência e qualidade.


Agende uma conversa com um de nossos especialistas e descubra o que podemos fazer pela sua empresa.

Veja os serviços que o Marketing Squad da Attri planeja e executa, sempre com foco em usabilidade:



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