Uma das melhores e mais robustas ferramentas para monitoramento das ações que os usuários realizam em sites e e-commerces, de maneira prática e simples, mas que envolve muito planejamento. Conheça o GTM. 

O que é Google Tag Manager? 

Monitorar resultados é imprescindível para ter certeza que toda a estratégia de UX está funcionando. E o Google Tag Manager é uma importante ferramenta que permite que você colete dados e faça testes no seu site sem ter de mexer no código das páginas. Ele é uma aplicação do Google que automatiza e gerencia as tags de acompanhamento em um site. Com ele, é possível configurar com facilidade vários pontos de monitoramento sem que isso gere um grande trabalho. 

As tags são scripts adicionados no código do site, com o objetivo de acompanhar alguma atividade dos visitantes, podendo ter controle das métricas de números de visitas no site no geral e em certas páginas, além de outras ações que esses usuários podem realizar no site. Inclusive, essas tags podem virar códigos de rastreamento de Google Analytic e mídia paga, como remarketing do Google Ads e do Facebook Ads para e-commerces. 

A importância do Google Tag Manager

Uma das maiores vantagens é o acompanhamento de várias métricas importantes para confirmar o bom desempenho das estratégias do seu site. Com esses números em mãos, é possível identificar gargalos e oportunidades no UX Design, gerar ações de marketing muito precisas, conhecer melhor seu público-alvo, entender o perfil de consumo e muito mais. 

Outra vantagem é que fazendo esse rastreio utilizando o GTM, a automatização da programação desses códigos é maior, sem necessidade de acionar a equipe de TI a cada mudança. Acaba sendo muito mais produtivo utilizar o GTM do que alterar o código do site. 

Como funciona o Google Tag Manager

O Google Tag Manager tem uma dinâmica própria de funcionamento, que envolve três pilares: tags, regras e variáveis. As tags você já leu o que são acima. As regras são o gatilho de ativação de cada tag. Por exemplo, pode-se escolher um clique, o carregamento de uma página, o envio de um formulário, dependendo de qual métrica a equipe pretende acompanhar. As variáveis são usadas para adicionar mais condições de acionamento e parâmetros de monitoramento nas tags, gerando vários códigos de acompanhamento do Analytics, de forma mais automática e prática. 

A Attri tem uma equipe especializada em utilizar o Google Tag Manager para aumentar os resultados do seu negócio. Além de contarmos com profissionais multidisciplinares, que cuidam do projeto desde o planejamento, definição das métricas e KPIs e monitoramento dos usuários e suas ações no seu site e e-commerce através do GTM e de outras ferramentas. Fale com a gente! 

Fique por dentro de tudo que rola no mundo da tecnologia e usabilidade
Receba artigos de especialistas em UX aplicada à tecnologia, com todas as novidades da área.
Basta deixar seu e-mail abaixo.
Obrigado! Sua inscrição foi realizada com sucesso!
Ops! Algo deu errado na tua assinatura. Tente novamente!
Attri

Google Analytics

Marketing Squad

Attri

Inteligência de Negócios

Marketing Squad