O que é Google Ads no mundo da UX

O Google Ads é a plataforma oficial de publicidade do Google. Por meio dela, empresas dos mais variados tamanhos e mercados de atuação pagam ao maior buscador do mundo para promover anúncios e, consequentemente, obterem destaque na internet.


Mas será que o Google Ads tem espaço no processo de experiência do usuário na internet? Não só tem, como utiliza a experiência do usuário do seu site como fator de ranqueamento para decidir o quanto de destaque dará ao seu site. Essa é uma das relações que a UX tem com seus anúncios, além da boa experiência que o próprio anúncio deve trazer para que o usuário clique e vá para o destino que você deseja.

A primeira delas é relacionada com a UX no seu próprio site, que será a página de destino dos seus anúncios. Ela conta como um dos componentes que o Google utiliza para calcular o índice de qualidade. Esse índice é uma ferramenta que compara a qualidade do seu anúncio em relação aos outros anunciantes. Veja como ele é calculado:


Traduzindo: se sua página não oferecer uma boa usabilidade, de nada adianta as peças dos seus anúncios serem bem feitas, o Google vai entregar menos. A empresa inclusive traz algumas diretrizes para que a experiência do usuário seja priorizada na sua página, que vão além do conteúdo relevante e de manter o site sempre atualizado, mas entram também no campo da funcionalidade. Nos próprios conteúdos de ajuda do Google, encontramos diretrizes baseadas nas estratégias de UX: 

Principais Benefícios de Anunciar no Google Ads

A grande sacada do Google Ads é a oportunidade de poder alcançar públicos extremamente segmentados, no instante em que as pessoas estão pesquisando no Google por algum serviço ou produto específico. Ou seja: o anunciante investe em propaganda voltada a audiências qualificadas e que interessam diretamente ao seu negócio. Com base em palavras-chave e cookies, é possível determinar onde e quando os anúncios serão exibidos. Essa é a principal premissa e vantagem do Google Ads.

Além do alcance da plataforma (mais de 90% dos websites do mundo), outro grande benefício são os dados que a plataforma do Google Ads coleta e os insights que podem surgir deles. Ao utilizá-lo, sua empresa consegue medir e analisar diversos aspectos das campanhas e também das preferências do próprio público e dos usuários. O Google Ads é um dos canais mais mensuráveis que existe. Nele, por exemplo, é possível saber facilmente o que funciona e o que não está funcionando, podendo alterar a estratégia a qualquer momento. 


A plataforma também permite que você teste as estratégias o tempo todo, qualidade que está de acordo com um dos principais princípios de uma boa experiência do usuário: testar. É possível testar alterações nas campanhas e segmentações uma por vez, realizando os conhecidos testes A/B durante um período de tempo e captar dados confiáveis sobre os resultados. Dados esses que podem ser utilizados para refinar a estratégia de UX do seu website, melhorando a sua comunicação e o seu produto como um todo. 

Como uma boa UX Research pode Influenciar no Google Ads

A UX Research trabalha com dados. Dados esses que podem ser usados para criar um melhor direcionamento para os seus anúncios, inclusive na hora de escolher qual tipo pode performar melhor com um determinado tipo de público. Mas vai muito além disso. A área de UX Research visa coletar informações dos usuários através de métodos qualitativos e quantitativos. Entre eles, entrevistas, Teste A/B, eye tracking, pesquisas de mercado, desenvolvimento das personas e testes de usabilidade.


A partir de dados coletados nessas pesquisas, é possível saber inclusive que tipo de anúncios tem mais possibilidade de chamar a atenção do seu público e quais os tipos tendem a ser ignorados, a partir de comportamentos de usuários. Um bom exemplo disso é o fenômeno chamado ‘Cegueira de Banner’, mais conhecido na área em sua tradução no inglês, banner blindness.


O banner blindness é um comportamento de usuários da internet que trata da tendência das pessoas ignorarem elementos das páginas que elas entendam como publicidade, mesmo que inconscientemente. Pesquisas recentes mostram que alguns atributos podem indicar ao cérebro que aquele conteúdo se trata de um anúncio publicitário, fazendo com que o usuário o ignore, seja essa noção correta ou não: 


Posicionamentos específicos de Ads: como o topo da página ou a grade da direita. 

Elementos visuais específicos de Ads: como animações.

Proximidade a conteúdos que são realmente anúncios. 


Esse é um fenômeno que pesquisadores de UX e usabilidade monitoram através de estudos de eye tracking, por exemplo, feito para descobrir os padrões de visualização e leitura dos usuários em páginas da internet. A partir das informações coletadas nesses estudos, é possível, por exemplo, indicar diretrizes para que os anúncios de sua empresa evitem o comportamento de banner blindness. Esse é apenas um exemplo de como dados vindos de UX Research podem ter um grande impacto nas suas campanhas de Google Ads.


Entenda os principais tipos de anúncios no Google Ads

Existem diferentes tipos de anúncios, como citamos anteriormente. Cada um deles tem suas características específicas e funciona melhor para objetivos diferentes. Eles também são exibidos em diferentes plataformas e todas essas decisões devem levar em consideração o seu público-alvo. Vamos conhecer os principais tipos de anúncios agora. 

Anúncios de Rede de Pesquisa

Essa rede é composta pelos resultados de busca do Google e de sites parceiros da plataforma. Os anúncios são exibidos em áreas de destaque nos resultados da busca — geralmente, nas quatro primeiras posições — e também para palavras-chave de alta concorrência, também nas três últimas posições.

Ou seja: os anúncios ficam em destaque no início e no fim da Search Engine Results Page (SERP), com uma pequena legenda de “Anúncio”, indicando que se trata de um link patrocinado. É um formato especialmente útil para alcançar pessoas que buscam por soluções, serviços ou produtos específicos. A grande vantagem deste formato é que o anunciante só paga quando a pessoa clica no link do resultado para acessar o site. Quando bem planejados, esses anúncios têm uma ótima relação entre custo e benefício para empresas e negócios.

Anúncios de Rede Display 

A Rede Display é formada por um grupo de mais de dois milhões de websites, vídeos e aplicativos onde os seus anúncios podem ser exibidos. Esse grupo alcança mais de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo. Nesse formato, você pode usar a segmentação para exibir os anúncios em contextos específicos,  para públicos-alvo específicos, em determinados locais e outras opções. 

Basicamente são banners, que podem ser estáticos ou animados, expostos em páginas com conteúdos relacionados ao que está sendo anunciado. Nesse contexto, o usuário que vê o seu anúncio, não necessariamente já quer o seu produto, mas pode ser impactado e considerar sua marca a partir desse contato, o que torna essa modalidade de Ads eficiente para fortalecimento de marca.

Anúncios no Youtube

A principal plataforma de vídeos do mundo também permite que seu negócio veicule anúncios através do Google Ads. Existem vários tipos, que funcionam de acordo com o seu objetivo na campanha: In-stream, Discovery, Vídeo Bumper e Out-Stream, por exemplo.

Anúncios no Google Shopping


Com estes anúncios é possível criar campanhas para promover os produtos de e-commerce, intensificar o tráfego para o site e até mesmo para lojas físicas, além de gerar leads mais qualificados. Nesse formato, os anúncios não utilizam palavras-chave na segmentação, e sim as informações do feed, que o Google vai relacionar com o que as pessoas estão buscando.

Depois que as informações são fornecidas, o AdWords poderá criar anúncios dinamicamente, que serão exibidos na Rede de Pesquisa do Google e em toda Rede de Display, onde todos os clientes em potencial poderão ver os produtos. Isso é possível para que os usuários tenham os mais variados tipos de informações e opções sobre o produto antes mesmo de clicarem em uma página, aumentando as chances de compra.


Anúncios de Remarketing


Com certeza você já teve a sensação de estar sendo perseguido por um anúncio ao navegar por diferentes sites. Normalmente, esse anúncio é um banner de algum produto visto anteriormente em outro site. Essa estratégia de exibir novamente um anúncio de algo que havia despertado o interesse de um usuário anteriormente é chamada de remarketing.


Por meio desta tática, é possível alcançar as pessoas que já acessaram seu site ou usaram seu aplicativo. Esses “visitantes anteriores” podem ver seus anúncios enquanto navegam em sites que fazem parte da Rede de Display do Google ou quando realizam novas pesquisas por termos relacionados.


Quais são as principais etapas para anunciar no Google Ads

Anunciar no Google Ads pode ser algo muito simples, mas precisa ser muito bem planejado de acordo com a estratégia geral do projeto. Nossas equipes acompanham seu projeto desde a ideação, criação, veiculação e análise dos resultados dos anúncios, tudo personalizado para o seu negócio ou projeto, e baseado em muitos estudos. Algumas das etapas são: 


1 - Definir os objetivos de cada campanha

O Google ajuda a atingir os resultados almejados para seu conjunto de anúncios, mas para que os resultados sejam certeiros, os objetivos também precisam ser. Eles são definidos na etapa de planejamento, quando são definidos os objetivos e o público-alvo. 


2 - Decida onde irá anunciar

Aqui é a hora de decidir o alcance do seu anúncio, se local ou global, por exemplo. Tudo de acordo com os objetivos que sua empresa espera alcançar. 


3 - Criação dos anúncios

Nessa etapa, nosso núcleo de criação segue todas as diretrizes do planejamento do projeto para passar a mensagem da melhor forma possível, com o objetivo de oferecer a melhor experiência do usuário em cada peça criada. 


4 - Defina o orçamento 

No Google Ads é escolhido um limite mensal, que pode ser ajustado ou pausado a qualquer momento. O orçamento geral é definido no início do projeto, mas pode ser distribuído de acordo com o que nossos especialistas apontarem e descobrirem a partir de testes. 


5 - Mensure os resultados

Assim como a etapa de planejamento, a etapa de acompanhar os resultados é uma das mais importantes. A plataforma do Google Ads fornece diversos relatórios, insights, sugestões de melhorias. Ao cruzar esses dados com a experiência do projeto como um todo, nossa equipe mantém os anúncios em constante melhoria e os resultados em constante crescimento.


Como a Attri pode trazer soluções específicas para os seus anúncios!

A Attri tem um time preparado, multidisciplinar e especializado em criar projetos digitais de usabilidade e experiência do usuário. Através de estudos, pesquisa e um design inteligente, oferecemos a melhor UX focada para anúncios no Google Ads. Nossos planos de mídia levam em consideração práticas de UX em todas as etapas de sua execução, desde a escolha dos temas, até a usabilidade oferecida na página de destino. Conte um com time preparado para auxiliar seu negócio em criar e veicular anúncios no Google Ads, que trarão resultados realmente qualificados para os seus objetivos e que resolverão as reais dores dos seus usuários. Entre em contato e converse com nossos consultores.

Veja os serviços que o Marketing Squad da Attri planeja e executa, sempre com foco em usabilidade:



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