A essa altura do mundo globalizado e digital, você provavelmente já sabe o poder das redes sociais nas estratégias de venda. E se não sabe, tudo bem, a gente te explica: os brasileiros gastam, em média, 3 horas por dia nas redes sociais, segundo um relatório publicado pela empresa We Are Social. 

Somos um dos países que passa mais tempo navegando pelas mídias sociais, e é por isso que você pode usar este espaço não só para divulgar seus produtos e serviços, mas também para estabelecer uma nova comunicação com seu consumidor, criar um relacionamento e até humanizar a sua empresa. 


O que é gestão de redes sociais? 

gestão de redes sociais


Hoje, não basta apenas estar presente nas redes sociais, as empresas precisam enxergar valor nessas ferramentas e as utilizar como um canal de comunicação com seus clientes, além de uma forma para aumentar o brand awareness e promover seus produtos e serviços. Para conseguir atingir todos esses objetivos é que existe a gestão de redes sociais. 


Cuidar das redes sociais de uma marca significa utilizar práticas para que gerem melhores resultados através desses canais. É muito mais do que apenas postar conteúdos todos os dias. A gestão envolve muitas outras etapas, como a definição da estratégia e do posicionamento da marca nas redes, o planejamento de conteúdo, a publicação e monitoramento de dados, a interação com os consumidores e o levantamento de resultados. 


Também é importante decidir os objetivos que  sua marca visa atingir com o uso das redes sociais: aumentar leads, melhorar o reconhecimento de marca, gerar engajamento, entre outros. A partir dessa definição, serão criadas as estratégias e ações, e isso será um norte para todas as etapas posteriores ao planejamento, como a criação de conteúdo, por exemplo.


Qual metodologia utilizamos para Gerenciar as Redes sociais


Aqui na Agência 242, trabalhamos com a análise constante de dados para realizar o gerenciamento de redes sociais. As próprias mídias oferecem dados sobre a performance da marca em cada plataforma. Os números são utilizados para determinar o planejamento e cronograma de postagens, além da mensuração dos resultados e correções nas ações planejadas para melhorar o desempenho da sua marca. Existem ferramentas disponíveis no mercado que ajudam a compilar todos esses dados, mas é sempre necessário um profissional com visão estratégica para analisar e extrair valor dessas informações. Fora os próprios algoritmos das redes que mudam a todo instante, transformando a comunicação com os públicos, em quais momentos, em quais formatos e de que forma.


Para que isso seja feito de maneira eficaz, utilizamos a metodologia de Marketing Squad. Com ela, sua empresa não só conta com um especialista em redes sociais, chamado de social media, como também com uma equipe multidisciplinar com outros colaboradores que são envolvidos na gestão de redes sociais, como ux designers, redatores, atendimentos e especialistas em planejamento. É um time dedicado e compartilhado com a sua empresa para executar todo o processo envolvido nas estratégias de redes sociais. 


Dentro do planejamento e a partir dos objetivos são definidos alguns pontos, como quais redes sociais usar, qual é a persona da sua marca, a definição do conteúdo, da frequência de postagem e das métricas a priorizar e acompanhar. 



Como o UX é utilizado em redes sociais?

ux em redes sociais



O UX, ou experiência do usuário em português, trabalha o alcance da satisfação do usuário analisando suas percepções e reações, com o objetivo de fazer a interação com um produto ser uma experiência positiva, criando uma percepção de valor. Isso por ser alcançado também através da experiência que seu consumidor tem com as redes sociais da sua marca. Quer alguns exemplos?


De acordo com um estudo realizado pela Frac.tl, os conteúdos que viralizam são aqueles que despertam sensações positivas, são emocionalmente complexos e trazem elementos surpresas. Esses ingredientes também fazem parte das técnicas de UX. Como atingir esses pontos nas redes sociais? Produza conteúdos que sejam educativos e realmente relevantes, que provoquem emoções positivas e instiguem os leitores. Esse material acaba se traduzindo em uma experiência positiva nas suas páginas e contas sociais, gerando ideias, despertando interesse pela marca e convertendo em uma ação do consumidor.


Além disso, ao focar os conteúdos nas dores da sua persona, você vai resolver os problemas dela e, por consequência, se tornará útil. É muito mais fácil atingir as expectativas de um público definido do que tentar boas interações com todo tipo de audiência. Sem contar o tão falado SAC 2.0, onde os chats das redes sociais fazem parte de uma nova forma de atender os clientes de forma descomplicada, prática e ágil, transformando a interação em mais uma experiência positiva. 


No geral, para que a experiência desses possíveis consumidores ou dos já clientes seja positiva, é preciso que suas páginas de redes sociais sejam interativas, informativas e de fácil entendimento e utilização. 


UX Writing

A UX Writing é a prática de selecionar estrategicamente todos os elementos de um texto, de modo a facilitar a jornada do leitor e tornar a mensagem o mais compreensível e simples possível. Como esse texto foca na experiência do leitor, são usados termos mais simples e objetivos, compondo um desenvolvimento orientado pelo produto, não por vendas e conversão. 


O objetivo do UX Writing é facilitar a leitura, economizar caracteres e gerenciar melhor o espaço utilizado. O que casa perfeitamente com conteúdos de redes sociais. Para criar um bom conteúdo nas redes sociais, é preciso engajar o leitor. E para engajar, é preciso ser claro e ter pontos de identificação com a sua persona. 


Principais Benefícios de Gerenciar suas Redes Sociais

Além de ser uma maneira eficaz de se comunicar com o seu público, as redes sociais trazem a oportunidade de manter um relacionamento com ele, fidelizando-o e encantando-o para sua marca, tudo isso de forma natural e cotidiana. Confira mais alguns benefícios:


Beneficios de gerenciar redes


Por que ter a Attri como minha Empresa de Gestão de Redes sociais

É essencial que os canais de comunicação nas redes sociais estejam sempre atualizados e com monitoramento constante para garantir interações positivas em tempo real com o público, inclusive para minimizar o quanto antes qualquer caso que possa danificar a imagem da marca.

Para que tudo que citamos acima seja bem feito, é preciso ter um time dedicado exclusivamente às redes sociais de um negócio, pois é necessário um acompanhamento constante das atualizações, dos algoritmos e dos dados da própria empresa. Ao contar com uma equipe especializada e multidisciplinar do Marketing Squad, você facilita e otimiza esse processo.

Essa equipe estará totalmente dedicada a compreender profundamente o seu negócio, para então ajudar a desenvolver suas mídias como um todo: da criação das páginas até a compreensão do público-alvo, linguagem, conteúdo, design e monitoramento, tudo com uma abordagem ancorada nas técnicas de UX/UI. Entre em contato com um dos nossos consultores para saber tudo o que a Attri pode fazer por você!



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