O que é criação de landing page?

A landing page é uma página separada do seu site, com o objetivo de converter leads. Esses leads entram para uma lista de contatos quentes, que tem o objetivo de transformar leads em consumidores potenciais.

Trabalhar com uma estratégia de captação de leads faz com que a sua empresa tenha sempre novos consumidores e possíveis fãs. Uma landing page atrativa e didática é capaz de gerar a ação de preenchimento de cadastro, onde o consumidor fornecerá algumas informações dele para que sua empresa.

A importância do processo de criação

Cada etapa do processo é fundamental para a conclusão final na criação de uma landing page. Desde o briefing extremamente correto, é necessária uma boa dupla de criação para desenvolver uma landing page mais funcional e criativa, que transforme o visitante em lead. O processo criativo começa bem antes da estruturação de argumentos para convencer a compra, iniciando no atendimento e na sua elaboração do briefing.

Conversões e vendas de uma landing page

Sabemos que a principal função das landings é guiar o cliente para que ele interaja com sua loja e termine por consumir nela. Mas como as conversões impactam positivamente na sua empresa? Listamos as principais vantagens em se adotar essas técnicas:

  •  Segmentação de contatos: dependendo do material ou da informação pedida no seu formulário, será possível segmentar melhor os contatos, podendo produzir conteúdos específicos e únicos para cada nicho de possíveis clientes;
  •  Diminuir os custos na aquisição de clientes: antigamente, era comum ver empreendedores gastando verdadeiras fortunas em campanhas de aquisição de clientes em revistas, jornais, outdoors e televisão. Nos dias atuais, dependendo da campanha de conversões e vendas na landing page pelo empreendedor ou pela agência de conteúdo, uma única landing page pode ser o motor de todo o seu mês de vendas realizadas;
  •  Investindo em Ads: montar campanhas pagas em redes sociais ou em grandes mecanismos de buscas pode interferir positivamente nas conversões e vendas de uma landing page, pois essa mídia paga poderá trazer ainda mais leads;
  •  Redes sociais: Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, Linkedin, entre outros., têm um papel fundamental no engajamento de seus clientes e na efetividade das conversões e vendas em landing page. Lá, você pode incentivar diretamente as pessoas a baixarem, compartilharem e curtirem seu conteúdo, aumentando o alcance de divulgação e trazendo mais clientes novos;
  •  Parcerias: imagine todo o conteúdo produzido por você e compartilhado por todos os canais da sua empresa, sendo compartilhado em dobro. Isso pode ser possível em parcerias com outras empresas parecidas. Com grande alcance, novos leads poderão surgir;
  •  E-mail marketing: para atrair novos usuários e divulgar suas landing pages, o disparo de e-mail em massa para possíveis clientes é uma estratégia muito eficaz, especialmente para os que estão começando na web agora. Para isso, é importante organizar uma lista de contatos com seus respectivos e-mails e as landing pages a serem divulgadas;
  •  Call to Action (chamado para ação): uma landing page faz com que o cliente tome algum tipo de ação dentro da página (fazer um download, preencher um formulário, deixar informações, etc). O CTA utiliza palavras-chave e tem posições estrategicamente colocadas, justamente para chamar a atenção do cliente.

Trabalho de Web Design em uma Landing Page

Tal como o trabalho de um Designer de Interiores, o trabalho de um Web Designer é deixar o ambiente funcional, prático e com a “cara” da empresa, só que ao invés de cômodos, os ambientes serão os sites e web pages das empresas.

O planejamento de um projeto de Web Design Landing Page deve levar em conta diversas características, como por exemplo, a estrutura do site, a identidade visual da empresa, a formatação, tudo isso para garantir que o visitante tenha uma experiência agradável e complete o processo de conversão.

Além disso, é de extrema importância que a Landing Page seja criada em formato responsivo, para que se adeque às diversas resoluções disponíveis, sejam plataformas mobiles ou acessos de desktops.

Características da Landing Page

A Landing Page não é uma página cheia de botões e links, muito pelo contrário, ela deve ser o mais “clean” possível, para que o visitante não tenha distrações quando chegar nela, sendo a única opção o preenchimento do formulário. Vamos conhecer essas características:

  •  Formulário – esse é o coração da Landing Page, é nele que o visitante irá inserir as informações necessárias para a sua empresa conhecê-lo;
  •  Título – tem extrema importância para o sucesso da estratégia de Marketing Digital. Segundo pesquisa realizada pelo Copyblogger, 8 em cada 10 pessoas que chegam na Landing Page somente leem o título;
  •  Texto descritivo – nesse texto irão as características principais e vantagens do serviço ou produto oferecido. Como todos os elementos da Landing Page, ele deve ser sucinto e direto;
  •  Imagem – a imagem que será colocada deve ser altamente ilustrativa e didática para fazer com que o visitante entenda do que se trata o conteúdo à primeira vista;
  •  Call to action – essa parte tem por objetivo criar um senso de urgência no visitante, criando a necessidade de ele aproveitar aquela oportunidade o mais rápido possível;
  •  “Thank you” page – essa característica não diz respeito à Landing Page em si, ela consiste em uma outra página que confirmará o envio do formulário preenchido pelo visitante.

Vale a pena investir numa agência de conteúdo para conversões e vendas landing page?

Os benefícios que a adoção de conversões e vendas landing page traz para sua empresa são inúmeros, desde que sejam colocados em prática de forma estratégica.

Mas, para isso, é importante contar com uma agência de marketing digital com profissionais que possam fazer o acompanhamento dos resultados da sua empresa e a mensuração das métricas.

A Attri possui uma das melhores equipes de profissionais da publicidade e marketing digital do Brasil, e um vasto currículo de experiências com empresas de diversos ramos.

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