Como uma landing page pode potencializar os seus resultados?


A landing page é uma página separada do seu site com o objetivo de converter leads. Esses leads entram para uma lista de contatos quentes, para que se transformem em consumidores potenciais através de suas ações de nutrição.

Trabalhar com uma estratégia de captação de leads faz com que a sua empresa tenha sempre novos consumidores e possíveis fãs. Uma landing page atrativa e didática é capaz de gerar a ação de preenchimento de cadastro, onde o consumidor fornecerá algumas informações dele para sua empresa.


Como é desenvolvida uma landing page?

Cada etapa do processo é fundamental para a conclusão final na criação de uma landing page. Desde o briefing extremamente correto, é necessária uma boa dupla de criação para desenvolver uma landing page mais funcional e criativa, que transforme o visitante em lead. 


O processo criativo começa bem antes da estruturação de argumentos para convencer a compra, iniciando no atendimento e na sua elaboração do briefing.

Qual é a principal função da landing page?


Conversões e vendas de uma landing page

Sabemos que a principal função das landings é guiar o cliente para que ele interaja com sua loja e termine por consumir nela. Mas como as conversões impactam positivamente na sua empresa? Listamos as principais vantagens em se adotar essas técnicas:


Segmentação de contatos: dependendo do material ou da informação pedida no seu formulário, será possível segmentar melhor os contatos, podendo produzir conteúdos específicos e únicos para cada nicho de possíveis clientes.


Diminuir os custos na aquisição de clientes: antigamente, era comum ver empreendedores gastando verdadeiras fortunas em campanhas de aquisição de clientes em revistas, jornais, outdoors e televisão. Nos dias atuais, dependendo da campanha de conversões e vendas na landing page pelo empreendedor ou pela agência de conteúdo, uma única landing page pode ser o motor de todo o seu mês de vendas realizadas.


Investindo em Ads: montar campanhas pagas em redes sociais ou em grandes mecanismos de buscas pode interferir positivamente nas conversões e vendas de uma landing page, pois essa mídia paga poderá trazer ainda mais leads.

 

Redes sociais: Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, Linkedin e outros, têm um papel fundamental no engajamento de seus clientes e na efetividade das conversões e vendas em landing page. Lá, você pode incentivar diretamente as pessoas a baixar, compartilhar e curtir seu conteúdo, aumentando o alcance de divulgação e trazendo mais clientes novos.


Parcerias: imagine todo o conteúdo produzido por você e compartilhado por todos os canais da sua empresa sendo compartilhado em dobro. Isso pode ser possível em parcerias com outras empresas parecidas. Com grande alcance, novos leads poderão surgir.


E-mail marketing: para atrair novos usuários e divulgar suas landing pages, o disparo de e-mail em massa para possíveis clientes é uma estratégia muito eficaz, especialmente para os que estão começando na web agora. Para isso, é importante organizar uma lista de contatos com seus respectivos e-mails e as landing pages a serem divulgadas;


Call to Action (chamado para ação): uma landing page faz com que o cliente tome algum tipo de ação dentro da página (fazer um download, preencher um formulário, deixar informações, etc). O CTA utiliza palavras-chave e tem posições estrategicamente colocadas, justamente para chamar a atenção do cliente.


UX e UI de Landing Page: o planejamento de um projeto de UX e UI para uma Landing Page deve levar em conta diversas características, como por exemplo, a estrutura do site, a identidade visual da empresa, a formatação, tudo isso para garantir que o visitante tenha uma experiência agradável e complete o processo de conversão.


Além disso, é de extrema importância que a Landing Page seja criada em formato responsivo, para que se adeque às diversas resoluções disponíveis, sejam plataformas mobiles ou acessos de desktops.


Características da landing page

A landing page não é uma página cheia de botões e links, muito pelo contrário, ela deve ser o mais “clean” possível, para que o visitante não tenha distrações quando chegar nela, sendo a única opção o preenchimento do formulário. Vamos conhecer essas características:


Formulário – esse é o coração da Landing Page, é nele que o visitante irá inserir as informações necessárias para a sua empresa conhecê-lo;


Título – tem extrema importância para o sucesso da estratégia de Marketing Digital. Segundo pesquisa realizada pelo Copyblogger, 8 em cada 10 pessoas que chegam na Landing Page somente leem o título.


Texto descritivo – nesse texto irão as características principais e vantagens do serviço ou produto oferecido. Como todos os elementos da Landing Page, ele deve ser sucinto e direto.


Imagem – a imagem que será colocada deve ser altamente ilustrativa e didática para fazer com que o visitante entenda do que se trata o conteúdo à primeira vista.


Call to action – essa parte tem por objetivo criar um senso de urgência no visitante, criando a necessidade de ele aproveitar aquela oportunidade o mais rápido possível.


“Thank you” page – essa característica não diz respeito à Landing Page em si, ela consiste em uma outra página que confirma o envio do formulário preenchido pelo visitante.


Quais são os benefícios em desenvolver uma lp?

Os benefícios que a adoção de conversões e vendas landing page traz para sua empresa são inúmeros, desde que sejam colocados em prática de forma estratégica. Mas, para isso, é importante contar com uma agência de marketing digital com profissionais que possam fazer o acompanhamento dos resultados da sua empresa e a mensuração das métricas. A Attri possui uma das melhores equipes de profissionais da publicidade e marketing digital do Brasil, e um vasto currículo de experiências com empresas de diversos ramos.


Quais são as Ferramentas mais utilizadas para o Desenvolvimento de LP?

A simplicidade e o dinamismo na criação de Landing Pages exigiram ferramentas específicas além dos frameworks de desenvolvimento mais comuns. As principais ferramentas do mercado são: Unbounce, Leadpages, Instapage, Hubspot, GetResponse, Systeme.io, Wishpond, Landingi, ClickFunnels e ShortStack, entre muitas outras. 

O UX Design de uma Landing Page precisa considerar o design responsivo e o acesso via mobile. Além dos CTAs, é comum que algumas Landing Pages apresentem links para a home do site, entre outros destinos. Existem argumentos contra e a favor do uso de outros links na Landing Page, mas a melhor prática de UX para esse formato é um link que se necessário for, leve para outra Landing Page que mantenha seus dados de origem limpos e dê continuidade a experiência do usuário com outros produtos ou serviços da marca. A conversão precisa ser efetuada na Landing, senão, não existe propósito para ela.

Por que ter a Attri como a sua Empresa de Tecnologia e Usabilidade?

O UX pode começar no ponto de venda e terminar na loja virtual. Experiências são marcantes, inclusive as com empresas. É possível economizar recursos e tempo com estratégias de UX bem aplicadas. Usabilidade e tecnologia é olhar para o futuro. Projetos baseados em UX e UI garantem um design mais assertivo para o produto da sua empresa, e sem necessidade de refações.


A Attri tem mais de 10 anos em projetos de usabilidade e tecnologia. Nós temos um olhar diferente para negócios, e um modelo de operação inovador, que entrega serviços de alta tecnologia e usabilidade através de especialistas na área, além de marketing squads para atender sua empresa. Na Attri, o marketing se insere no espectro de funcionalidade, estando completamente integrado com projetos de desenvolvimento, tecnologia e usabilidade. 

A Attri quer atribuir valor para o seu projeto. Vamos conversar?

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