Dúvidas
Frequentes

O conceito de UX é amplo e representa o processo de criação de produtos digitais com foco nas pessoas. Separamos abaixo dúvidas comuns sobre essa disciplina e como ela pode beneficiar seu negócio.

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O que é UX?

O UX é a sigla do termo User Experience. Traduzido para o português, significa "experiência do usuário''. Trata-se de todas as faces da relação entre produto e consumidor. É um estudo aprofundado sobre o comportamento, as limitações e os desejos que, juntos, são capazes de resolver as dores do usuário através da experiência.

Quando produtos e serviços digitais têm como prioridade a resolução dessas dores ou necessidades do usuário, cria-se uma jornada seguida por uma experiência marcante. Tal vivência promove o encantamento do consumidor.

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O que é UX Design?

O User Experience Design é uma metodologia multidisciplinar composta por várias frentes, que precisam estar equilibradas para entregar uma boa experiência. A área de UX Design se baseia em três pilares: utilidade, facilidade de uso e prazer.
A partir destes pontos, o designer desenvolve uma jornada do usuário - como se fosse um mapa! Com isso, esse profissional consegue investigar a fundo quais são os principais problemas dessa rota e como redirecionar o usuário para o caminho ideal, promovendo uma experiência eficiente.

O segredo para que um UX Designer entregue soluções com uma boa experiência é entender a fundo os padrões de comportamentos, as tecnologias de navegação, além da percepção das emoções do usuário.

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Quais são os benefícios do UX?

Um produto digital criado através de um bom UX tem muito mais chances de atingir os seus objetivos de negócio, já que toda a experiência do cliente com o produto é cuidadosamente planejada, executada e testada. Com isso, gasta-se menos tempo e recursos para encontrar o formato ideal do produto.

Estima-se que o tempo gasto por programadores em retrabalhos que poderiam ser evitados é de 50%, e o custo para se corrigir um erro após o desenvolvimento é 100 vezes maior do que corrigi-lo antes da conclusão do projeto. Portanto, investir em UX reflete positivamente no financeiro das empresas, independentemente do tamanho ou segmento.

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Qual a diferença entre UX e UI?

A UX ou Experiência do Usuário é o estudo comportamental dos usuários, que visa entregar uma melhor experiência de uso nos produtos, sejam eles digitais ou não. Já a UI ou Interface do Usuário é o trabalho de design de interfaces, no qual o usuário interage nos aplicativos e sites.

UI: (Use Interface ou Interface do Usuário) é onde esse usuário pode interagir com o seu produto. É a área responsável pelo aspecto visual de um projeto, como uma rede social, um aplicativo, site ou mesmo um produto físico. 

UX: (User Experience ou Experiência do Usuário) tem relação com o aspecto emocional que o contato com o seu produto pode trazer. A UX pensa na relação entre usuário e produto, o que favorece o trabalho de SEO do website e ajuda a garantir o sucesso dessa experiência.

Resumindo: UI é como o usuário vai interagir com o seu produto (aspecto físico); enquanto UX é qual (is) sentimento (s) o usuário vai levar dessa interação (aspecto emocional).

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Qual a diferença entre UX e usabilidade?

A UX é o conjunto de reações que o usuário vivencia através da interface de um produto ou serviço digital. A frente de User Experience vai muito além da interface, correspondendo a todo o universo de percepções e reações do usuário relacionadas a um produto. Já a usabilidade é um atributo que analisa o quanto o uso dessa interface realmente oferece uma boa experiência.

A usabilidade mede as propriedades do uso de uma interface, por meio de botões, links clicáveis, etc. A ideia é identificar se o usuário entende que é fácil executar as tarefas que o sistema se propõe a fazer, se isso é feito com eficiência, se é prazeroso ou frustrante, se tem um design que favorece o uso correto das funções — e não apenas uma aparência agradável —, entre outros.

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O que é um teste de Usabilidade

É uma técnica que observa os usuários reais usando o produto (no seu formato final ou ainda como um protótipo) para descobrir problemas e pontos de melhorias.

Os testes de usabilidade verificam a facilidade do uso da interface. Eles podem ser feitos por meio de sistemas, aplicativos, até com sites, e dá para realizar o teste de usabilidade também com produtos físicos. É possível dizer que os testes funcionam como uma pesquisa de mercado baseada na utilização de várias pessoas ou grupos focados.

Até em testes mais qualitativos é possível fazer o uso das métricas para ajudar a medir a experiência do usuário e tomar as melhores decisões para prosperar e tornar a jornada do seu usuário inesquecível.

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Análise Heurística? O que é?

Essa é uma importante técnica para começar a projetar experiências do usuário. Trata-se da pesquisa e avaliação da usabilidade do projeto, baseando-se nos casos de uso das melhores práticas de UX.

Essa é uma das metodologias mais antigas e conhecidas da usabilidade. É também uma das mais simples de ser executada – só requer um analista de UX e um planejamento prévio. A análise heurística é uma espécie de “inspeção” de usabilidade. Consiste em avaliar uma interface para determinar se obedece a princípios pré-determinados – as heurísticas.

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O que é design thinking?

O Design Thinking é uma metodologia do pensamento criativo para organizar ideias, de modo a estimular tomadas de decisão e a busca pelo conhecimento. É indicado que o processo seja realizado de forma coletiva e colaborativa, reunindo o máximo de perspectivas diferentes.

O formato é indicado para identificar produtos e serviços de acordo com a real necessidade dos clientes. É cada vez mais utilizado por empresas que desejam aperfeiçoar seus serviços de forma simples, ágil e bem planejada, uma vez que ele aproveita características de um profissional de design — como sua forma de pensamento, potencial criativo e empatia — em todo o negócio e não apenas na criação de um só produto.

Essa abordagem cria as condições necessárias para que o time tenha insights e que consiga colocá-los em prática. A proposta é que esse processo criativo seja construído de maneira coletiva e colaborativa, reunindo o máximo de ideias, perspectivas e visões diferentes possível.

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O que é VTEX?

A VTEX é uma plataforma brasileira de e-commerce SaaS (Software as a Service), responsável por oferecer toda a estrutura necessária para que as empresas consigam estruturar a sua loja virtual como o cadastro de produtos, o frete, os meios de pagamento, entre outros. Uma excelente solução no desenvolvimento das empresas dentro dos canais digitais.

Por oferecer um serviço estruturado, a VTEX permite que os empreendedores foquem apenas na promoção das vendas, deixando todo o processo burocrático e tecnológico com a inteligência da plataforma. Hoje, a VTEX já é a principal plataforma de e-commerce do Brasil e uma das mais importantes do mundo. Não é à toa que a empresa tem na sua base de clientes importantes marcas, como a Disney, Ambev e Coca-Cola.

Aqui na Agência 242, consideramos muito a VTEX como a plataforma base na construção de e-commerces.

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Como funciona o Magento?

O Magento é uma das plataformas de e-commerce mais usadas do mudo, pertencente à Adobe. É formada por um sistema web completo, de código aberto feito em PHP, robusto e customizável, podendo ser utilizado por lojas virtuais de qualquer segmento ou porte. Essa é uma das razões pelas quais a ferramenta é tão popular: por ser usada por diversos tipos de empresas, conquistou algumas das mais inovadoras marcas do mundo, como a Nike, Burger King, Ford, Samsung, entre outras.

Com código aberto (open source), a plataforma pode ser alterada por pessoas especializadas em programação, como o nosso time de desenvolvimento. Construído em módulos independentes, o Magento permite a criação de novas funcionalidades de acordo com as necessidades do mercado. Essa estrutura em módulos torna o sistema muito flexível!

A plataforma opera na linguagem PHP, de código aberto, o que faz com que ela se adapte bem a diversos tipos e tamanhos de e-commerce, pois seu código pode ser alterado por especialistas em programação, já que exige um conhecimento bem avançado. Por operar em um sistema de módulos, o Magento permite que os desenvolvedores criem funcionalidades novas de acordo com as necessidades do negócio e do mercado, tornando a plataforma extremamente flexível.

Apesar de funcional, o Magento necessita de mão de obra especializada, que poderá ajudar em todas as decisões importantes que irão impactar no bom funcionamento da sua loja virtual.

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Por que usam o Shopify?

A Shopify é uma plataforma de e-commerce que possibilita a criação de lojas online e facilita a compra e venda de produtos pela internet. A ferramenta é uma excelente opção para quem quer começar um negócio online ou deseja ampliar a exposição de produtos já vendidos em lojas físicas.

A plataforma aposta em uma interface intuitiva e recursos fáceis de usar, como as ferramentas de layout, opções de design e temas prontos, podendo ser utilizados mesmo por quem não tem experiência na área. Além de todas essas funcionalidades, você também consegue integrar a loja virtual com as redes sociais e outras plataformas para ajudar a alavancar as vendas.

Um dos principais motivos para escolherem o Shopify é a sua fácil usabilidade, templates responsivos (modelos de layout disponíveis para você escolher, que funcionam em qualquer dispositivo) e uma fácil gestão de produtos e estoque.

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Como é feita a Arquitetura de informação?

A arquitetura de informações é considerada um dos fundamentos de um design de UX e UI bem feito. Ela é um conjunto de práticas e técnicas que ajudam a decidir como organizar as informações para tornar o conteúdo mais compreensível. 

No contexto digital, é de extrema importância garantir que o usuário encontre o que ele procura, com o mínimo de esforço e ruído possíveis na interação com o site, aplicativo ou software utilizado. As informações precisam estar em uma estrutura de fácil compreensão, dentro de uma lógica que leve em consideração todas as possibilidades de interação. 

A arquitetura da informação leva em consideração os aspectos ligados à interação entre o homem e o computador. E isso está totalmente relacionado ao modo pelo qual um site agrupa o seu conteúdo e também a maneira de utilizar os elementos de design e programação. Sendo assim,  a arquitetura da informação serve para tornar os sites mais amigáveis e feitos para ajudar os usuários a encontrar aquilo que procuram.


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A Attri desenvolve apps para IOS e Android?

Com certeza! Aqui na Attri, temos tecnologia e conhecimento para o desenvolvimento de apps para iOS e também Android, focado para pessoas físicas, startups, pequenas e grandes empresas.

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Para que serve o Marketing Squad?

É uma metodologia de formação de times que tem sido adotada por várias corporações.

A maioria das empresas organiza a divisão dos colaboradores em setores, compostos por profissionais da mesma área de conhecimento, como a equipe comercial, de marketing, financeira, etc. Já o squad é uma forma de reunir um grupo de até dez especialistas nas mais diversas áreas, com um objetivo em comum.

A metodologia defende que a pluralidade de conhecimentos agrega visões distintas em uma entrega, permitindo que o resultado seja inovador. Na prática, todos os envolvidos trabalham de forma conjunta e complementar, com total autonomia para definir prioridades. Os squads otimizam processos, ganham agilidade, produtividade e alcançam resultados com mais velocidade.

Dentro do contexto de marketing, os squads são compostos por profissionais de diversas áreas, como atendimento, gerentes de projeto, designers, redatores, especialistas em inbound e SEO e desenvolvedores. O squad tem total autonomia para tomadas de decisões, não respondendo a nenhum líder. Afinal, a ausência de hierarquia também é vista como marca registrada da metodologia


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Quais as vantagens do uso da Prototipação nos processos de Design?

Prototipar é a melhor técnica para testar e validar uma ideia, seja ela um produto, site ou aplicativo. É uma das principais ferramentas do processo de UX, já que é nessa fase que vamos confirmar se está tudo certo com o projeto e encontrar os erros para corrigi-los antes do lançamento, por exemplo.

A prototipação avalia se as ideias geradas respeitam todos os requisitos estabelecidos. É um processo muito importante para verificar se a solução desenhada resolve a dor do cliente, garantindo o alinhamento das informações. Para que um projeto seja 100% eficaz, é necessária a fase de prototipação. Assim, conseguimos minimizar os riscos, permitindo que o cliente valide e faça todos os testes antes da implantação.

As vantagens de se produzir protótipos, sejam eles de qualquer complexidade, são inúmeras. Seu negócio vai economizar tempo e dinheiro, já que ele é mais barato de ser produzido do que o produto final e é possível aprimorar o conceito antes de ser entregue ao desenvolvimento, uma das etapas mais caras. 

Outra vantagem importante é perceber como os usuários vão reagir ao seu produto ou serviço, através de seus feedbacks, podendo implementar melhorias rapidamente, em vez de esperar meses após o lançamento, aumentando suas chances de sucesso logo de início.


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Para que serve a Mídia Programática?

A Mídia Programática é uma forma automatizada e instantânea de comprar e vender mídia online. Antes do seu surgimento, esse processo era feito manualmente, com negociações entre profissionais de agências e anunciantes. Hoje, contamos com a inteligência artificial, focando em performance e aumento mensurável das vendas.

A mídia programática facilitou a compra dos anúncios online, já que com apenas uma operação a campanha é exibida em vários sites. Isso também impacta na relevância, afinal, as estratégias são baseadas na compra da audiência e não dos canais.
Outro ponto a ser destacado é o da segmentação. Isso permite que as mensagens sejam personalizadas para cada público-alvo, podendo, por exemplo, exibir criativos diferentes para cada grupo de interesse ou intenção de compra dos consumidores.

Com todos esses recursos assertivos que reduzem a dispersão de verba, o retorno sobre o investimento é maior. O mais interessante é a possibilidade de testar diferentes estratégias durante a campanha, aumentando o alcance dos melhores resultados.


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Como é utilizado o design de interação?

O design de interação é uma área da TI e do design totalmente focada na interatividade do usuário com o sistema. Ou seja: o profissional tem foco completamente voltado para como o usuário vai enviar, receber e responder com as informações contidas no aplicativo ou site. Ele se preocupa com aspectos como usabilidade, design gráfico, funcionalidade e legibilidade para entregar interatividade.

O Design de Interação estuda e identifica pontos de interatividade em sistemas digitais e físicos, visando otimizar a relação entre o usuário e o produto. A ideia é que as pessoas tenham contato com os produtos digitais de um jeito simples, intuitivo e objetivo. Para isso, o designer de interação procura formas de prever como as pessoas vão interagir com o sistema que ele está projetando.

Os maiores benefícios de se investir no Design de Interação são os atributos que ele traz ao projeto, em relação à interatividade e a capacidade de captar o interesse do público. O designer de interação garantirá que o projeto seja bonito, fácil de usar, útil e eficaz. Assim, é possível evitar o problema de criar projetos em que as ideias são ótimas, mas o usuário não entende como interagir ou não consegue engajar com o sistema, desistindo de usá-lo.


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O SEO serve somente para o Google?

Sabe quando você busca uma página no Google e o buscador mostra uma gama de resultados de acordo com a sua pesquisa? É basicamente isso que o SEO faz. SEO é uma sigla para abreviar a expressão Search Engine Optimization, que traduzindo para português significa: otimização para mecanismos de busca.

O SEO é composto por uma diversidade de ferramentas, técnicas e estratégias de otimização para sites, blogs e/ou páginas no ambiente digital, nossa grande internet. Essas estratégias buscam o topo do resultado de pesquisa feita no Google e demais mecanismos de busca, como o Bing e o Yahoo, por exemplo. Através de melhorias nos conteúdos da sua página, ela pode ser encontrada com mais facilidade durante uma pesquisa.


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O que é Squad Agile?

É um modelo organizacional que faz parte da Cultura Ágil. Ao contrário das equipes serem divididas por áreas onde todos os profissionais têm a mesma formação e conhecimento, o Squad Agile organiza a empresa em equipes multidisciplinares e autônomas, com objetivos específicos. O formato aumenta a agilidade, produtividade, colaboração e engajamento.

Não é uma metodologia nova, vem lá dos anos 1970, mas ressurgiu com tudo devido à dinâmica ágil da internet e da demanda da sociedade atual por times mais completos e autônomos. É a melhor opção para adicionar ao seu negócio um time focado em entender todas as dores e necessidades do seu cliente e aplicar soluções com mais agilidade.


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Como funciona o Squad Scrum?

A metodologia Scrum Agile propõe que um projeto seja dividido em diversos (pequenos) ciclos de atividades, com reuniões frequentes para que a equipe possa alinhar o que vem fazendo e pensar formas de melhorar o processo com agilidade. O formato propõe que o projeto seja acompanhado sempre de perto e passe por mudanças de planejamento o tempo todo, de forma livre e pouco engessada.

O time se organiza pelo método ágil com formato scrum, com 3 a 9 integrantes. Deve ter obrigatoriamente na composição da equipe, o Scrum Master e o Product Owner (PO). Como todo squad, o time é formado por profissionais multidisciplinares e autogerenciáveis. Não segue hierarquias, mas conta com o Scrum Master como um guardião do processo que apoia e conecta todas as fases da entrega.

Apesar do Scrum ter sido criado inicialmente pensando em equipes de desenvolvimento de software, certamente a sua empresa pode aproveitar os conceitos e práticas ágeis para dar mais dinamismo e velocidade nos projetos, independente do setor ou área da empresa que atue.


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Por que utilizam a Metodologia de Squad?

O Marketing Digital é uma área dinâmica e precisa que diversas áreas conversem para gerar resultados. Nesse ponto, um Squad é perfeito pois envolve profissionais de todas as áreas necessárias, gerando autonomia para a execução do projeto. Especialistas em atendimento, gerentes de projeto, designers, redatores, especialistas em mídia, desenvolvedores, especialistas em inbound e SEO, que formam uma equipe dedicada e parceira do seu negócio. 

Além de trazer novos pontos de vista sobre o desenvolvimento da tarefa, a metodologia de Squad aumenta a agilidade do time, é produtiva e permite o auto gerenciamento do time.